Bom, essa dica é para os colegas da UFMG.
Como muitos já sabem, a Universidade oferece um serviço de Proxy que permite que você acesse determinados sites da sua casa como estivesse usando um computador dentro da rede universitária. Isso permite acesso direto a sites como o Periodicos CAPES e Science Direct para o download de artigos científicos. No entanto, uma vez configurado o Proxy no seu navegador, este redireciona todo o tráfego de internet pelo Proxy, o que pode tornar a navegação em outros sites mais lenta. Uma alternativa é ter dois navegadores separados, um deles somente para o Proxy, mas isso pode atrapalhar a navegação.
Uma boa alternativa nesse caso é instalar o navegador Google Chrome e usar a extensão “Proxy Switchy”. Essa extensão automaticamente muda o Proxy de acordo com o site aberto em cada aba, ou seja, você navega normalmente e o navegador gerencia quando usar ou não o Proxy de acordo com regras que você estabelece.
Pra começar, baixe o Chrome (link) e após a instalação, adicione a extensão Proxy Switchy Sharp (link).
No seu navegador, clique sobre o ícone do Proxy Switchy (em cima à direita) e vá em opções. Na aba “proxy profiles” crie um perfil chamado UFMG, no campo HTTP proxy coloque 150.164.255.201. A porta deve ser 3128. Você deve marcar SOCKS v5. Clique em salvar.
Na aba “switch rules”, clique em “new rule”, dê o nome Periodicos CAPES, em URL pattern coloque “*.periodicos.capes.gov.br/*”, pattern deve ser wildcard mesmo e proxy profile deve ser UFMG (que você criou). Repita o mesmo processo para o Science Direct, com a URL “*.sciencedirect.com/*” (restante igual anterior) e demais sites que desejar acessar pelo Proxy.
Confira se “enable switch rules” está marcado, dê um save e close. Basicamente o que você fez foi dizer ao programa que toda vez que acessar os endereços listados, ele deve usar o Proxy da UFMG.
Ok, hora de testar. Clique novamente sobre o ícone e confira se está marcado “auto switch mode”. Feche o navegador e abra denovo. Acesse www.periodicos.capes.gov.br ou www.sciencedirect.com. Se a configuração estiver certa, o navegador solicitará seu usuário e senha do minhaUFMG (as vezes até 2 vezes). Após entrar com os dados o acesso acontecerá normalmente.
Caso não dê certo, pode ser que você tenha que acessar o minhaUFMG e clicar no link “Atualização cadastral para acesso a novos serviços”, seguindo os passos apresentados.
Atualização 1: o Periódicos CAPES agora também permite o acesso direto através de autenticação via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Veja mais neste link.
Atualização 2: infelizmente a UFMG não assina mais o UpToDate.
Leave a Reply