Bom, já tem um tempo que uso o Zotero pra gerenciar minha biblioteca de artigos, mas foi só agora ao escrever minha dissertação que eu pude perceber o seu verdadeiro potencial! Realmente uma mão na roda!
Pra começar quero dizer que nunca usei nenhum outro gerenciador e portanto não posso compará-lo com seus concorrentes, mas decidi colocar aqui meu “workflow” e quem interessar pode seguir o mesmo caminho.
1. Instalação
Um dos grandes pontos positivos do Zotero é que ele é OpenSource. Isso mesmo 0800! Basta entrar em http://www.zotero.org/ e instalar. Eu uso a versão Standalone, já que não tenho o Firefox. Há versões pra Windows e Mac. Uma vez instalado, de dentro do Zotero é possível instalar o plugin Word para inserir citações e referências. Também vale a pena instalar um plugin chamado Zotfile (http://www.columbia.edu/~jpl2136/zotfile.html).
2. Dropbox
Eu uso basicamente dois computadores, um Mac no laboratório e um PC em casa. Pra sempre ter acesso aos meus artigos e poder adicionar novos dos dois lugares, configurei o Zotero pra salvar minha biblioteca em uma pasta do Dropbox. Assim tenho um backup de todos meus artigos e acesso ao meu banco de dados de qualquer lugar. Pra mudar ir em Tools > Options > Advanced > Data Directory > Custom > colocar pasta do Dropbox. Lembrar de sempre fechar o Zotero ao terminar ou terá alguns problemas!
3. Obter artigos e demais documentos
Bom, essa etapa envolve basicamente a busca em bancos da dados (PubMed, Lilacs, etc). Google Scholar também é bastante útil. O Zotero tem um plugin para o Chrome com um pequeno ícone que aparece na barra de url. Ao achar um abstract ou site interessante, basta clicar no ícone que os dados (título, autor, revista, etc) são automaticamente salvos no seu banco de dados. Em alguns casos o Zotero automaticamente baixa o artigo PDF. Caso não, você pode pegar pelo Periodicos CAPES ou outra forma e adicionar manualmente depois. Para capítulos de livros e outros arquivos, você pode buscar diretamente pelo ISSN ou adicionar manualmente na biblioteca.
4. Organizar biblioteca
Como disse, o Zotero obtém boa parte das informações do artigo automaticamente ao salvar um abstract pelo navegador. Se tiver apenas o PDF, é possível clicar em “obter metadados” ou informar o DOI. Você pode organizar os artigos em pastas ou adicionar palavras chave e anotações para organizar seus artigos. O Zotero tem um campo de busca que permite rapidamente achar um artigo por autor, título ou palavas chave.
5. Leitura
Com o plugin Zotfile você pode:
a) automaticamente renomear nomes de PDF de acordo com um esquema pre definido (eu uso Autor, ano – Stevens, 2010.pdf)
b) enviar o PDF para seu iPad. Basicamente você define uma outra pasta no Dropbox (minha chama leitura) e de dentro do Zotero clica em “enviar pra leitor”. ele cria uma cópia do PDF na pasta leitura. Do meu iPad, usando o GoodReader, sincronizo com o Dropbox e baixo o artigo. Grifo os trechos importantes e salvo. Novamente no Zotero, clique em “obter de leitor” e o artigo volta para meu banco de dados, todo grifado e o melhor: os trechos grifados são automaticamente exportados como anotações e salvos em um arquivo de texto separado!
6. Citações
Após instalar o Zotero, você pode ir em tools > options > cite > install word plugin (ou OpenOffice). De dentro do Word você primeiro define seu estilo de citação/referência (ABNT, Harvard, Vancouver, etc). É possível baixar praticamente todos os estilos no site do Zotero. Depois, ao escrever seu texto e querer inserir uma citação, vc aperta CTRL+ALT+A (ou CMD+ALT+A no Mac). Abre uma pequena janela de busca onde vc pode digitar o autor ou título do artigo e ele mostra uma lista. Enter pra selecionar. Se quiser pode adicionar mais de um artigo. Enter denovo pra marcar. Pronto, sua citação está inserida no texto. Agora a melhor parte de todas: ao terminar de escrever você clica no ícone dentro do Word “inserir referências” e voilà, aparece tudo formatadinho dentro do seu estilo! Vai mandar pra outra revista? No problem, basta editar as preferências e mudar o estilo e tudo é automaticamente corrigido!
7. Referências:
– http://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2012/07/06/manage-a-research-library-with-zotero/
– http://diyivorytower.wordpress.com/2011/04/14/use-dropbox-to-sync-and-store-your-zotero-database/
Leave a Reply